DESCOBERTA DO CÂNCER DE MAMA

A descoberta de um câncer de mama pode causar uma situação bem traumática para algumas pessoas. Nem todo mundo reage da mesma maneira, e algumas das reações podem, inclusive, piorar o quadro da doença. Por isso a ajuda de um psicólogo durante o processo da enfermidade é de extrema importância, para que a mulher possa enfrentar esta situação da melhor forma possível e com a força necessária para encarar um dia após o outro.

Quando a mulher descobre que está com câncer de mama, ela pode passar pelos cinco estágios do luto, este se refere a qualquer tipo de perda, neste caso, a perda da saúde.
Os estágios são:
– Negação: “Isto não pode estar acontecendo”.
– Raiva: “Por que eu? Não é justo!”
– Negociação: “Deixe-me viver apenas até ver meus filhos crescerem”.
– Depressão: “Estou tão triste com esta situação”.
– Aceitação: “Eu preciso enfrentar este problema”.

O tempo em que cada pessoa fica nestas etapas pode variar em cada caso. Contar com o apoio psicológico pode ser a melhor forma de a pessoa aceitar a doença, e encará-la da melhor maneira.
O psicólogo dará todo o suporte necessário a paciente para que ela não se sinta sozinha nessa fase de sua vida, e possa fazer o tratamento com mais força. A maneira com que se encara o tratamento pode influenciar de forma positiva ou negativa nos resultados, por isso a importância de se enfrentar o quadro atual com positividade.

O psicólogo pode ajudar a lidar com tratamentos médicos que podem ser dolorosos e traumáticos, assim como com as mudanças físicas, emocionais e estilo de vida associados a alterações decorrentes do câncer de mama, abordando vários aspectos, como:
– Oferecer recomendações sobre como explicar a sua doença para a família e/ou lidar com a resposta do seu parceiro;
– Ajudar a pessoa a escolher o tipo de hospital ou tratamento médico adequado, participar plenamente do mesmo;
– Ensinar formas eficazes de gerir o estresse, ansiedade ou depressão, e lidar com os medos sobre a possível recorrência de câncer;
– Sugerir estratégias para a resolução de problemas, ajudar a criar uma nova autoimagem que incorpore tanto a experiência vivida como as mudanças físicas, etc.

A descoberta de uma doença não é uma situação agradável, mas com o suporte necessário a pessoa poderá enfrentar seu quadro e passar por este momento sendo ainda mais forte. Com o apoio da família, dos amigos mais queridos e de um psicólogo, a luta fica ainda mais fácil.

 

OBS.: TODO O CONTEÚDO DESTA E DE OUTRAS PUBLICAÇÕES DESTE SITE TÊM FUNÇÃO INFORMATIVA E NÃO TERAPÊUTICA.

Jéssica de Sá Moraes
Psicóloga
CRP 08/21317