COMPORTAMENTO SUICIDA

6 sinais que podem identificar um comportamento suicida:

1. Comportamentos que denotam sofrimento intenso:
Pensamentos obsessivos, lamentos de que a vida não tem sentido, desesperança, incapacidade de mudar, falta de energia para tarefas básicas, muito tempo na cama, dificuldades para tomar decisões que antes eram tomadas normalmente, perda de interesse por atividades antes prazerosas.

2. Mudanças drásticas de humor:
É natural ter variações de humor durante o dia: você pode se sentir ótimo e de repente ficar muito raivoso ou triste, como reação a certos acontecimentos. Mas há pessoas cujas alterações de humor são extremas, impulsivas e frequentes.

3. Acontecimentos chocantes ou traumáticos;
Fatos muito dolorosos, principalmente quando inesperados, podem causar grande impacto negativo: a morte de uma pessoa querida, a perda de trabalho importante e bem remunerado, uma doença grave, casos de bullying intenso, tudo isso pode ser estopim para o suicídio.

4. Avisos verbais;
Frases como “Não aguento mais”, “Quero morrer”, “A vida não vale a pena”, “Vai ser melhor para todos sem mim”, “Era melhor nem ter nascido”

5. Transtornos psicológicos e de dependência:
Como depressão grave, transtorno bipolar, personalidade borderline, esquizofrenia, estresse pós-traumático, assim como o trauma decorrente de abusos físicos e sexuais. Dependência de drogas e de álcool.

6. Melhoras repentinas:
Quando uma pessoa muito triste e deprimida se mostra subitamente alegre, existe o risco de que ela esteja planejando o suicídio. A aparente melhora pode ser uma simulação.

Busque ajuda:
– Procure um psicólogo
– Ligue CVV 188

OBS.: TODO O CONTEÚDO DESTA E DE OUTRAS PUBLICAÇÕES DESTE SITE TÊM FUNÇÃO INFORMATIVA E NÃO TERAPÊUTICA.

Jéssica de Sá Moraes
Psicóloga
CRP 08/21317

..