Autoestima é um conjunto de sentimentos e pensamentos do indivíduo sobre seu próprio valor, competência e adequação, que se reflete em uma atitude positiva ou negativa com relação a si mesmo.
A autoestima influencia na nossa confiança, no relacionamento pessoal e interpessoal. Autoestima elevada nos proporciona força e flexibilidade para mudanças que acontecem na vida. Por outro lado pessoas com baixa autoestima geralmente sentem-se sem confiança, incapazes e incompetentes. E quanto mais se sentem assim, mais agem como se realmente fossem incapazes e isso aumenta ainda mais os sentimentos de incompetência e impotência. Desta forma as pessoas ficam vulneráveis aos acontecimentos adversos do cotidiano, já que não acreditam no seu potencial.
Se você está sentindo-se “muito para baixo”, com falta de confiança em si mesmo, pode ser um indicativo de baixa autoestima, sendo de extrema importância buscar ajuda de um profissional habilitado para que você consiga superar seus próprios obstáculos e alcançar os objetivos desejados.
Sintomas comuns da baixa autoestima:
– Sentimento de Insegurança;
– Sentimento de dependência;
– Sentimento de raiva;
– Sentimento de inveja;
– Se sente inferior;
– Sentimento de incapacidade, entre outros.
Causas que levam aos sintomas citados:
– Críticas;
– Vergonha;
– Timidez;
– Rejeição;
– Abandono, entre outros.
Níveis de autoestima nas extremidades, ou seja, baixa autoestima ou excesso de autoestima podem ser prejudiciais, por isso, o ideal é encontrar um equilíbrio.
OBS.: TODO O CONTEÚDO DESTA E DE OUTRAS PUBLICAÇÕES DESTE SITE TÊM FUNÇÃO INFORMATIVA E NÃO TERAPÊUTICA.
Jéssica de Sá Moraes
Psicóloga
CRP 08/21317
Clínica de atendimento:
Espaço Terapêutico Fênix
041 98839-6889 / (41) 3527-5730