DISFARÇAR AS EMOÇÕES

Ninguém está isento de sofrer com as emoções.

Não tente encobrir o que você sente, se perceber que precisa de ajuda procure um especialista. Não espere a situação chegar ao limite.
Por vezes, quando estamos sofrendo tentando disfarçar nossas emoções tendo atitudes que a curto prazo funcionam, mas a longo prazo podem ser muito prejudiciais.

Conheça algumas atitudes através das quais tentamos encobrir nossas emoções:

– Comida

A comida é um artifício muito utilizado por quem tem ansiedade, pois ela tem um poder muito grande  por conta do prazer que proporciona.

– Drogas

As drogas, assim como a comida, também atuam nos centros de prazer e de recompensa.

– Jogatina compulsiva

O jogo compulsivo atua como uma recompensa, pois ainda que se perca mais dinheiro do que ganhe, a expectativa de ganhar nos mantém alerta e motivados.

– Sedentarismo

Muito típico em pessoas depressivas. Para não sofrerem mais com a depressão, as pessoas ‘deixam de viver depressivos. As pessoas, para não sofrerem mais, “deixam de viver”, tornam-se inativas, ficam em casa, preferem não encontrar os amigos, por mutias vezes chegam até pedir demissão.

– Falta de assertividade

Ter um comportamento muito agressivo ou ser muito submisso. Sendo agressivos as pessoas conseguem com que os outros façam o que elas querem. Sendo passivos as pessoas se livram do sentimento de culpa.

– Comportamentos de segurança

Atitudes como checar várias vezes se desligou ou gás, ou tirou o ferro da tomada, carregar remédios pensando que pode passar mal, levar garrafa de água por medo de precisar se tiver um ataque do pânico, etc…

Lembre-se que você não precisa sofrer, você tem a opção de buscar ajuda para compreender o que está acontecendo.

OBS.: TODO O CONTEÚDO DESTA E DE OUTRAS PUBLICAÇÕES DESTE SITE TÊM FUNÇÃO INFORMATIVA E NÃO TERAPÊUTICA.

Jéssica de Sá Moraes
Psicóloga
CRP 08/21317

Clínica de atendimento:
Espaço Terapêutico Fênix
041 98839-6889 / (41) 3527-5730

je_moraes@hotmail.com
contato@psicologajessicadesamoraes.com.br
www.psicologajessicadesamoraes.com.br