A síndrome da distorção da imagem, também chamada de Dismorfofobia ou Transtorno Dismórfico Corporal (TDC) é um transtorno psicológico caracterizado pela preocupação obsessiva com algum defeito corporal, seja ele existente ou não.
A pessoa que sofre com dismorfofobia apresenta uma imensa insatisfação com alguma parte de seu corpo e uma profunda vergonha quando percebe que alguém a observa.
Atualmente a forma mais frequente de transtorno dismórfico é em relação ao peso, por este motivo é preciso prestar atenção, pois o transtorno de imagem pode levar também ao surgimento de distúrbios alimentares, como anorexia e bulimia.
Contudo é importante esclarecer que nem sempre a insatisfação com o corpo significa que a pessoa tem algum transtorno.
Alguns fatores que podem desencadear o transtorno dismórfico corporal:
Fatores psicológicos: Pessoas muito ansiosas, perfeccionistas demais e que apresentam quadros de tristeza estão mais propensos a desenvolver esse tipo de transtorno.
Fatores sociais e culturais: O padrão de beleza imposta pela mídia e os apelos publicitários que apresentam a cada dia um novo produto capaz de proporcionar a perfeição podem agravar o problema.
Alguns sinais que podem ajudar a identificar o Transtorno Dismórfico Corporal:
– Comparar repetidamente a sua aparência com a de outras pessoas;
– Verificar por diversas vezes a aparência de alguma parte específica em espelhos ou outras superfícies refletoras;
– Não gostar de ser fotografado;
– Usar muita roupa (inclusive no calor), maquiagem, óculos escuros, boné e outros acessórios para esconder a imperfeição;
– Usar a postura ou as mãos para esconder o defeito;
– Pesquisar excessivamente sobre a parte do corpo tida como imperfeita;
– Procurar cirurgia ou outros tratamentos médicos apesar das opiniões ou recomendações médicas contrárias;
– Tentar convencer os outros sobre as imperfeições que acha ter;
– Evitar circunstâncias sociais em que a imperfeição percebida pode ser observada, como festas, reuniões em família, passeios, viagens etc…;
– Sentir ansiedade com os outros (fobia social) por causa do defeito.
Tratamento
O tratamento indicado para o TDC é a terapia cognitivo-comportamental e em alguns casos faz-se necessário o uso de medicamento.